Porque Está a Falhar o Liberalismo?

Categoria:

Descrição

Este livro é de leitura imperativa para quem se preocupe com as crescentes fragilidades que ameaçam o liberalismo. Mesmo e porventura sobretudo para os liberais. Mesmo para quem não subscreva a conclusão última do Autor, que pensa que «os males que afectam a sociedade liberal não podem ser resolvidos com a realização do liberalismo».

É também um livro raro, porque não é uma crítica marxista ou neoliberalista, vinda dos extremos políticos da esquerda e da direita. É uma crítica menos comum, numa perspectiva tradicionalista humanista.

O valor maior de Porque Está a Falhar o Liberalismo? é seguramente ser o inventário, o levantamento rigoroso, fundamentado, urgente, do que ameaça hoje os ideais e as realizações mais estimáveis das sociedades liberais.

Partindo da evidência histórica de que o sistema desaba quando o fosso entre o ideal e a sua realização é demasiado grande, e tendo em conta os factos de os cidadãos das democracias liberais avançadas estarem a revoltar-se contra os políticos que eles próprios elegeram e ser o próprio liberalismo a eliminar a educação liberal, humanista e universalista, as artes liberais, conducente ao cultivo de uma pessoa realmente livre, Patrick J. Deneen retoma, todavia, «os compromissos políticos essenciais» – em que o próprio liberalismo se baseou -, considerando que «foram desenvolvidos durante séculos no pensamento e na prática clássicos e cristãos».

Crítica em que significativamente Patrick J. Deneen retém os valores maiores do próprio liberalismo, cujo abandono diz ter decorrido do próprio desenvolvimento do modelo liberal. Neste sentido, o liberalismo terá sido vítima, diz, do seu próprio sucesso.

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Porque Está a Falhar o Liberalismo?”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *