Segurança Contemporânea

Descrição

Hoje, quando pensamos em segurança, equacionamos aspetos que ultrapassam em larga medida a tradicional preocupação com a guerra. Tanto na esfera da segurança interna como no domínio da segurança internacional, as ameaças são muitas e distintas na sua natureza. Sem prejuízo de reconhecer importantes linhas de continuidade, os novos desafios apresentados, inclusive por ameaças antigas como o terrorismo, os conflitos armados ou mesmo a proliferação nuclear, exigem uma abordagem multidisciplinar e abrangente à agenda de segurança contemporânea. No entanto, e apesar do interesse crescente por estas matérias, não existia ainda uma obra em língua portuguesa que sustentasse uma visão ampla e, sobretudo, inclusiva das várias tendências que hoje versam sobre segurança.

O livro Segurança Contemporânea é uma contribuição para colmatar essa lacuna através de uma abordagem sistematizada deste campo de estudo, de modo a que a literatura sobre Estudos de Segurança em língua portuguesa possa alargar não só o seu espectro de análise, mas também atravessar a fronteira nacional e integrar-se no mundo lusófono.
A presente obra oferece aos seus leitores uma visão alargada da pluralidade teórica, doutrinária, disciplinar e temática dos Estudos de Segurança contemporâneos, sendo dirigida não só a estudantes e docentes de Ciência Política e de Relações Internacionais, mas também a membros de forças e serviços de segurança e de defesa, bem como a um público não especializado, porém interessado nestas matérias.

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:

-Segurança, etnicidade e nacionalismo
-Segurança humana
-Conflitos armados
-Terrorismo
-Alterações climáticas
-Segurança da saúde
-Energia
-Armas de destruição em massa
-Crime organizado transnacional
-Tendência crescente da privatização da segurança
-Cibersegurança
-A ONU na ordem internacional
-Segurança na União Europeia

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Segurança Contemporânea”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *