Governação, Inovação e Tecnologias

De Carlos Carapeto e Fátima Fonseca

Descrição

Tal como para as empresas, as redes na administração pública permitem combinar a colaboração para um objectivo comum com a conservação da autonomia relativa de cada um dos seus pontos nodais. Facilitam, por isso, a transição do modelo hierarquizado para um novo modelo não excessivamente centralizado, que está ainda a emergir. E, tal como para as empresas, as redes de entidades públicas favorecem a partilha de conhecimento, a replicação de boas práticas, a inovação nos serviços, precisamente um dos objectivos da Rede Comum de Conhecimento referida neste trabalho.

Neste livro, os autores analisam exactamente o impacto que as tecnologias da informação e comunicação tiveram na governação e, em especial, na emergência de novas formas de governação partilhada e em rede. Não apenas redes de agentes públicos, mas também redes abertas as novas formas de participação política e social, proporcionadas pelas ferramentas da nova Internet colaborativa, a web 2.0.

Fátima Fonseca e Carlos Carapeto mostram também a importância desta partilha de conhecimento para a promoção de uma cultura de inovação, indispensável à sustentabilidade de um processo de modernização administrativa.

Os diferentes temas desenvolvidos neste trabalho são acompanhados de exemplos, casos de estudo portugueses e não só, que ilustram as teses defendidas, demonstram as vantagens da colaboração e do trabalho em rede, constituem boas práticas em matéria de inovação e incorporação de conhecimento na modernização da administração. Mas mais do que tudo isto, são casos de estudo que comprovam que não estamos a discutir orientações ou práticas administrativas talvez possíveis de concretizar lá para os idos de 2020. A mudança é possível aqui e agora. E é incontornável e inadiável, tanto para a administração pública central como para a local.

A par da reflexão sobre um tema de grande actualidade, a sua discussão a partir de casos reais contribui assim para o interesse prático, e não puramente especulativo, desta obra.

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Governação, Inovação e Tecnologias”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *