Administração Pública

De Carlos Carapeto e Fátima Fonseca

Categoria:

Descrição

Várias décadas de investimento em metodologias de qualidade, em novas tecnologias, em programas de desburocratização e simplificação, não têm surtido, na administração pública, o efeito modernizador em larga escala que seria desejável.
Sabemos desde há muito que a mudança que é necessário introduzir não se decreta. Não basta aprovar leis nem introduzir tecnologias para gerar mudanças estruturais no funcionamento da máquina administrativa. Sem uma forte aposta nos aspetos organizacionais, humanos e culturais das estruturas públicas, a mudança ou não acontece, ou não é sustentável, ou é demasiado onerosa para ser eficaz e replicável. Porque investir nas pessoas não pode ser uma consequência das mudanças: é uma condição prévia para que a mudança aconteça com naturalidade.
A mudança cultural necessária ao desenvolvimento de uma nova administração pública não é um mito inalcançável. A principal mensagem deste livro, fruto da experiência académica e profissional dos autores, é que muito do poder para produzir mudanças está nas mãos dos dirigentes e dos trabalhadores públicos. Para fazer melhor, o que é necessário é compreender o seu papel e atuar com persistência, escolhendo os instrumentos apropriados ao seu contexto de atuação, sem estar necessariamente vinculado a modelos predefinidos.
A nova edição deste livro aponta alguns caminhos com potencial transformador que podem ser adotados. Mantendo o equilíbrio entre a compreensão teórica das questões e a dimensão prática, através de exemplos e ferramentas que podem ser inspiradores de novas formas de fazer, o livro pretende ser um apoio para os empreendedores que se aventurem a inovar nas organizações públicas.

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Administração Pública”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *