Famílias tóxicas e sua incidência naquilo que somos…

Tanto o pai quanto a mãe ostenta uma posição de poder em uma família, onde o seu estilo de personalidade vai impactar de um modo ou de outro na personalidade dos filhos.
É também verdade que nalgumas vezes a própria relação de casal, impacta de modo negativo em torno da personalidade dos filhos, construindo assim uma atmosfera de tensões, hostilidades e alto nível de insegurança e ansiedade.
Ora bem, faço tal reflexão pois…:
Certo dia estava eu a ler um livro em um espaço público nos arredores da cidade quando de repente entrou uma família. Confesso que fico sempre feliz ao ver uma família que ao de longe julgamos ser unida e harmoniosa, porém, os minutos foram se passando e a construção da imagem que noutrora tinha eu da família foi se desconstruindo, pois a dada altura os ânimos se tivera alterado em torno daquela linda família, pois é! Estávamos perante a uma situação constrangedora em que um filho agredia verbalmente o pai e vice-versa, confesso que diante de tal situação, o primeiro instinto foi de defender o pai, afinal, sempre achamos que ao ser o progenitor e consequentemente chefe de família merece todo o respeito, mas a situação agravou-se de tal forma que foram chegando cada vez mais indivíduos pertencentes a tal família e a dada altura a confusão terminou e no local sobrara apenas um dos autores do conflito (o filho), ao reparar a frustração do jovem pus-me eu a conversar com ele, para minha infeliz surpresa, havia eu o julgado mal…
Após terminar a conversa, pensei no quanto os dramas e traumas familiares influenciam na nossa personalidade, emoções e comportamentos…
Reflectir também sobre o tipo de educação que efectivamente passo aos meus filhos…
E ainda nos traumas que muitas vezes vivenciamos, e que a olho nu são imperceptíveis, pois parece não existir , mas que realmente estão lá bem guardados a sete chaves ….
Os segredos de família revelados a mim pelo jovem, fez-me compreender e perceber logo nas suas primeiras palavras, que a culpa na verdade não era sua.
Famílias tóxicas são como pequenas ilhas que contêm um lar carregado de conflitos, de mandatos de dinâmicas disfuncionais que afectam a todos os seus membros.
Portanto é necessário que tomemos atenção a educação que efectivamente passamos aos nossos filhos, e mais importante ainda, na maneira como nos relacionamos e tratamos os nossos filhos. Não sejamos os pais que roubam o equilíbrio, a motivação e autoestima aos nossos filhos.
A forma como educamos hoje poderá e vai reflectir-se no futuro .
Os filhos de hoje são os pais de amanhã é necessário que façamos bem a nossa parte como pais e instrutores, de forma a termos cada vez mais famílias bem estruturadas, harmoniosas, e consequentemente indivíduos estáveis e saudáveis emocionalmente.
Sabedoria chinesa- rico será aquele que ouve sorrisos altos em uma mesa com pão, em vez daquele que vive solitário em um castelo de diamantes com mesa farta e silenciosa. Para pensar

Por Nadiry A.A.R. Da Silva.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *